Golpe WhatsApp Pix o que fazer
O WhatsApp é o aplicativo mais utilizados para troca de mensagens, fotos e vídeos e, em razão disso, os criminosos se aproveitam para aplicar golpes nos usuários através de transferências e PIx.
Diariamente, diversas pessoas caem no golpe do WhatsApp e do Pix, seja através de roubo de conta e criação de perfil falso ou através de compras falsas no OLX, Mercado Livre e sites de leilão clonados.
Caso tenha sido vítima de Golpes do WhatsApp ou Pix, entre em contato com o Advogado Especialista.
Advogados Criminalistas Criminal Penal 24hs Plantão pelo Telefone ou Whatsapp 11999114671
Golpe do novo número de Whatsapp
Um golpe comum é quando o criminoso cria um perfil no aplicativo com fotos roubadas de redes sociais e conversa com parentes e amigos se passando pela pessoa, dizendo que trocou o de número e que o contato deve apagar o anterior, sendo que, em seguida, pede dinheiro usando desculpas como conta bloqueada ou esquecimento de senha para justificar os pedidos de transferências.
Golpe do WhatsApp Clonado
O Golpe do WhatsApp Clonado ocorre quando o criminoso se passa por uma empresa ou pessoa conhecida, oferece algo atrativo e, em seguida, solicita que a vitima envie o código de verificação enviado por SMS.
Com o código em mãos, o criminoso consegue clonar o WhatsApp e pedir dinheiro para amigos e familiares.
Também se consegue aplicar o Golpe do WhatsApp Clonado através do envio de links maliciosos, geralmente com notícias falsas.
Golpe da vaga de Emprego Falso no WhatsApp e Pix
O Golpe vaga de Emprego Falso no WhatsApp e Pix ocorre os criminosos criam uma falsa vaga de emprego (muitas vezes até com sites clonados de empresas) e pedem a transferência via WhatsApp ou Pix para a obtenção de documentos, realização de pesquisas do candidato ou como exigência de treinamento, material para treinamento ou certificações inúteis para se candidatar.
Golpe do WhatsApp: o que fazer?
Se caiu no WhatsApp ou Pix o primeiro a fazer é avisar seus amigos e familiares pelas redes sociais para alertá-los, podendo assim evitar que esses sejam vítimas e enviem dinheiro aos golpistas.
Em seguida, tente recuperar sua conta: Como é comum aplicarem o golpe utilizando um celular, você poderá desconectar entrando no aplicativo com seu número de telefone, confirmando com novo código enviado e, ao digitá-lo, quem estiver usando será desconectado automaticamente.
Não se esqueça de procurar a plataforma para recuperar o acesso via e-mail ‘suporte@whatsapp.com’ e clicar na aba ‘Ajuda/fui invadido’ no aplicativo.
Se foi feita alguma transferência, o mais importante é registrar um boletim de Ocorrências na delegacia mais próxima ou na delegacia digital online. Descreva todos os fatos e os valores envolvidos, bem como os bancos e contas correntes utilizadas para se preparar para uma possível ação indenizatória contra os bancos (que não tomaram as medidas cabíveis para evitar a abertura de contas falsas).
Golpe WhatsApp Responsabilidade do Banco
Muito se fala sobre a responsabilidade do banco em caso de golpe do WhatsApp ou Pix, bem como se os bancos devem ressarcir vítimas de fraudes bancárias e de estelionato.
Há também jurisprudência (julgados) que falam da responsabilidade de ressarcimento e indenização não somente dos bancos, mas também da operadora de telefonia móvel em caso de clonagem do WhatsApp.
Com o aumento expressivo dos golpes do WhatsApp e por pix, muitas pessoas têm entrado na justiça e obtido êxito, ou seja, o judiciário tem entendido que sim, há responsabilidade do banco em caso de estelionato e golpe, condenando os bancos a ressarcir e indenizar vítimas de estelionato:
https://www.conjur.com.br/2021-abr-20/banco-condenado-indenizar-cliente-vitima-golpe-whatsapp
Na condenação (45ª Vara Cível Central de São Paulo – Processo 1006245-69.2021.8.26.0100), o juiz afirmou que os bancos, conforme determinação do Banco Central, devem implementar controles para evitar a ocorrência desse tipo de fraude já tão conhecida do sistema financeiro nacional.
Neste caso, a juíza do 4o Juizado Especial Cível (Pequenas Causas) de Brasília condenou a rede social a indenizar a vítima no valor de R$ 44 mil em razão do golpe do Pix.
Os Juízes tem aplicado o entendimento de que a responsabilidade dos bancos é objetiva, independentemente de dolo ou culpa, visto que cabe ao banco, nos moldes do exigido pelo Banco Central, disponibilizar serviços com segurança para o consumidor e para a sociedade.
o Próprio STJ em suas condenações citou que a falta de segurança na prestação de serviços bancários, que venha a possibilitar a ocorrência de golpes e fraudes, constituem um risco do negócio bancário que são características da previsibilidade e da evitabilidade, ou seja, o Tribunal entendeu que a falha de segurança é um defeito do serviço bancário, se enquadrando na responsabilidade objetiva.
O banco como prestador de serviços possui responsabilidade objetiva com relação a qualquer risco inerente a sua atividade e, em caso de fraudes, deverá ressarcir o consumidor independentemente de culpa, conforme Súmula 479 do STJ, in verbis:
As instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias.
Em caso de golpe, o Pix pode ser revertido?
Segundo o Banco Central é de responsabilidade do banco de quem teve a conta sacada a análise de fraude e o ressarcimento. A partir de 16 de novembro de 2021 entrou em vigor o Mecanismo Especial de Devolução, que padroniza os procedimentos de devolução de valores em casos golpes do WhatsApp e do Pix.
Caiu no golpe do WhatsApp como recuperar o dinheiro?
Se foi vítima de golpe, faça imediatamente os seguintes procedimentos
- Avise imediatamente o banco para o qual o dinheiro foi enviado;
- Registre um boletim de ocorrência na delegacia mais Próxima;
- Se o banco não lhe atender a tempo, faça uma reclamação no Banco Central.
Advogado Especialista em Ressarcimento e Indenização de golpe do WhatsApp e Pix
Somos um Escritório de Advocacia Criminal com sede em São Paulo, com Advogado Especialista em Estelionato, Fraudes, Golpes bancários, WhatsApp, Cartão de Crédito, Telefônicos, Virtuais, Cibernéticos, Eletrônicos, Estelionato Sentimental e defesa em crimes associados.
O advogado especialista em estelionato deve ter presença obrigatória nos casos de vítimas que sofrem golpes de estelionato para sejam respeitados os direitos fundamentais e o devido processo legal.
Agende uma consulta com um de nossos Criminalistas especializados em Estelionato para atuar desde o inquérito em delegacia visando evitar complicações processuais
Advogados Criminalistas | Consulte Advogado Criminal Penal 24hs Plantão pelo Telefone ou Whatsapp 11999114671
Atuamos em todos os tipos de Fraudes, Estelionatos, Apropriações Indébitas, Fraudes de Seguro, Golpes Fraude do Boleto Bancário, Pix, Transferência bancária por TED e Internet Bancking, Fraudes Bancárias por Telefone, Cartão de Crédito e Débito, Golpe do Falso Motoboy, Golpe do Banco e Bancários por Telefone, Troca de Cartão Falsa promoção e Mensagem falsa do Banco e SMS Falso, etc.
Atuamos também nos casos de Estelionato como Envelope Vazio, Gincana de programas de TV, Falso Sequestro, Facilitador de Programas de Casa habitacional do governo, Fraude Imobiliária, Compra e Venda de Objetos em Sites da Internet, Falsa venda de produto sem entrega, Bilhete premiado, etc.
“Fui vítima de um golpe, o que fazer?”
Nosso advogado especialista em assessoria à vítimas de golpes, além da orientação para as vítimas de golpes, irá apoiar nas mais rápidas ações visando tentar bloquear os valores junto as instituições bancárias.
Mas antes de tudo, caso tenha sido vítima de golpes, faça urgente o seguinte
- Ligue para a seu banco ou gerente e já tente pedir o bloqueio dos valores
- Procure a agência do banco que recebeu o dinheiro e já avise os responsáveis;
- Faça um Boletim de Ocorrência e envie para essas instituições
- Procure um Advogado Especialista em Golpes e Estelionato para dar andamento nos pedidos judiciais de bloqueio.
Diariamente, nossos Advogados de Plantão, estão prontos para pleitear Liberdade Provisória, Habeas Corpus e Mandado de Segurança contra todo e qualquer abuso cometido contra nossos clientes, bem como apoiar vítimas e buscar o ressarcimento.
Dispomos sempre de um Temos sempre, 24 horas por dia, um Advogado Criminalista Especialista em Crimes e Golpes bilíngue, Inglês e Espanhol.
Santos, Advogados Criminalistas em São Paulo, SP, Especializados em assessoria e pedido de ressarcimento e devolução de dinheiro em casos de golpes WhatsApp e Pix – Agende uma Consulta
Em caso de dúvidas, entre em contato com Advogados Criminalistas no Centro SP pelo telefone/whatsapp 11999114671 ou email contato@advbr.com.br
Consulte sempre Advogados Especialistas em Assessoria para vítimas de golpes e estelionato.